?

Log in

No account? Create an account
Libertem o Tibete...de mentiras! - guerrilheiro — LiveJournal [entries|archive|friends|userinfo]
guerrilheiro

[ userinfo | livejournal userinfo ]
[ archive | journal archive ]

Links
[Links:| odiario.info Avante! Luta PaísBasco Colômbia Galiza Iraque Venezuela Palestina Sahara Ocidental ]

Libertem o Tibete...de mentiras! [Mar. 17th, 2008|07:51 pm]
guerrilheiro
Uma rapariga reclamou um e-mail mais alternativo que enviei sobre a história do Tibete e atacou-me por não reconhecer a violência da polícia chinesa sobre os pacíficos manifestantes tibetanos. Provavelmente, têm outros canais de televisão aos quais não tenho acesso porque nos que vejo aparecem tibetanos 'pacíficos' a apedrejarem estabelecimentos e a incendiarem automóveis.

Infelizmente, sou ateu. Assim não posso pedir coisas que são humanamente irrealizáveis. Como, por exemplo, pedir a arca ao Noé para enfiar lá dentro todos os solidários com o clero tibetano. E à frente deles, o mui democrata Dalai Lama, eleito por meia dúzia de monges. Assim, aplicando a técnica dos livros 'Viagens no Tempo' que lia quando era mais jovem, lançava-os na aventura de viverem no Tibete 'livre' dos anos 40. Depois, ao estilo dos melhores 'reality shows' poderíamos assistir a episódios diários de participantes ocidentais a cavar de sol a sol para produzir a riqueza que sustentou durante séculos os mui pacíficos - e também mui preguiçosos - dirigentes budistas. Viver sem acesso à alimentação, à educação, à saúde, à habitação e ao trabalho é um desafio radical que o povo tibetano experienciou durante a ditadura imposta pelo clero. Seria, certamente, interessante assistir a este programa.
linkReply

Comments:
From: (Anonymous)
2008-03-17 09:40 pm (UTC)
boa malha!

pedras contra canhoes
(Reply) (Thread)
From: (Anonymous)
2008-03-18 10:27 am (UTC)
querem fazer esquecer que no Tibete havia um ultra-feudalismo e todos eram súbditos escravos/soldados excepto os monges/padres.
l&f
(Reply) (Thread)
From: th3freakie
2008-03-18 01:05 pm (UTC)
Não estando minimamente interessado em discutir o que dá a um povo o direito de ser independente (ou não) e a outro o direito de conquistar (ou não), fica só o reparo:

A figura do Dalai Lama não é "eleita por meia dúzia de monges" - não é eleita de todo. Como a ideia é que a uma encarnação do Dalai Lama sucede outra, o "herdeiro" é procurado entre quem tenha nascido (pouco) depois da morta do ultimo.

Isto até levou a uma caricata decisão do PCC segundo a qual este tem o poder de decidir sobre reincarnações =D

Anyhow, link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dalai_lama#Succession_of_reborn_Dalai_Lamas
(Reply) (Thread)
[User Picture]From: guerrilheiro
2008-03-18 01:31 pm (UTC)
Sim, mas quem selecciona o "herdeiro" é meia dúzia de monges. Ou achas que é uma selecção espontânea? Os monges é que decidem quem é a criancinha.
(Reply) (Parent) (Thread)
From: th3freakie
2008-03-18 03:52 pm (UTC)
Claro que quem "descobre" a reincarnação são monges, com um sistema à medida da tarefa - testando a familiaridade com os objectos do anterior Dalai Lama. Caricato como é, também não consigo pensar em nenhum sistema melhor para "reconhecer" reincarnações.

Anyhow, my point was que isto não é "eleger" porque não se "elegem" putos de 2-3 anos. Escolhem-se, Descobrem-se, Revelam-se ou qualquer coisa assim, mas uma eleição pressupõe escolhas e decisões, que aqui são inexistentes. Um puto rural de 2 anos não é comunista nem liberal nem fascista nem nada.
(Reply) (Parent) (Thread)
[User Picture]From: guerrilheiro
2008-03-18 04:49 pm (UTC)
Pronto, fingem que elegem ou fingem que seleccionam. Está melhor assim?
(Reply) (Parent) (Thread)