guerrilheiro ([info]guerrilheiro) wrote,

FARC-EP na Festa do Avante!

É normal que a maioria dos blogues lance a sua verborreia contra as FARC-EP. Afinal, a internet ainda não é um bem acessivel à maioria da população portuguesa. No entanto, destaque-se: este blogue está solidário com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo!



FARC-EP na Festa do Avante!

Como é sabido, uma avalanche de blogues de direita, de outros que se identificam com as políticas de direita de governos mascarados de esquerda e até de velhos conhecidos que resolveram abandonar o seu lugar na luta rumando à social-democracia (e ainda daqueles que possivelmente falam embalados pelos amigos), protesta pela presença da Revista Resistência, porta-voz das FARC-EP, na Festa do Avante!, festa do órgão central do Partido Comunista Português. O Diário de Notícias faz eco do protesto do embaixador colombiano em Portugal e notícia o "embaraço diplomático" causado a José Sócrates, Primeiro-Ministro português.

O Partido Comunista Português, através de um comunicado, confirmou que estiveram duas organizações colombianas, o Partido Comunista Colombiano e a revista "Resistência" - uma publicação que funciona como porta-voz das FARC - no âmbito dos convites que o PCP dirige e que se "baseiam exclusivamente na sua política de relações internacionais e na solidariedade dos comunistas portugueses para com aqueles que em todo o mundo desenvolvem processos de resistência e luta contra as políticas anti-sociais, antidemocráticas e belicistas das principais potências imperialistas, ou de governos claramente manietados e instrumentalizados por essas potências - como é o caso do governo colombiano".

O PCP aproveitou a oportunidade para mostrar a sua solidariedade com a justa luta das FARC-EP e denunciou "as tentativas de criminalização da resistência ao grande capital e ao imperialismo" e reiterou "a sua frontal oposição à classificação pelos EUA e União Europeia das FARC - uma organização popular armada que há mais de 40 anos prossegue, entre outros objectivos, a luta pela real democracia na Colômbia e por uma justa e equitativa redistribuição da riqueza, dos recursos naturais da Colômbia e da posse e uso da terra - como organização terrorista".

Desde aqui, demonstramos também a nossa mais profunda solidariedade para todos aqueles que lutam por uma Colômbia independente, soberana e socialista. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo representam o que de mais genuíno há no movimento bolivariano. A libertação do homem pelo homem e o fim da pobreza deveriam representar para todos os que denunciam as FARC-EP, lançando mentiras sobre a organização, um valor inestimável. Não se leu em nenhum destes blogues falar sobre a solidariedade para com o povo colombiano, nem o seu veemente protesto contra as condições em que vive. Não se leram também palavras de protesto contra o governo Bush que fornece militares, material bélico e dinheiro na guerra contra a insurgência do povo colombiano.

Quem refere as pessoas detidas pelas FARC esconde todos aqueles que estão encarcerados pelo governo colombiano e pelas milicias paramilitares que este apoia, assim como pelo governo norte-americano. Pretende-se esconder quem realmente luta pela resolução do problema dos presos. São as FARC e não o governo colombiano quem tem demonstrado vontade de realizar uma troca de prisioneiros o mais rapidamente possivel. São as FARC quem unilateralmente decide libertar alguns presos. Foi o governo colombiano que tantas vezes tentou frustrar esta vontade porque a Uribe, presidente colombiano e ex-narcotraficante, interessa-lhe a guerra e não a paz, não se preocupa, efectivamente, com o problema dos presos e com as suas familias.

"Do rio que tudo arrasta todos dizem violento mas não das margens que o comprimem."
Bertolt Brecht

Viva a Colômbia livre, independente e soberana!
Vivam as FARC-EP!
Desde Marquetalia, até à vitória!

em http://www.transbolivariano.blogspot.com

  • Post a new comment

    Error

    Your IP address will be recorded 

  • 22 comments

Anonymous

September 7 2006, 17:20:05 UTC 5 years ago

Também está solidário com o rapto da jornalista Ingrid Bettancourt? Está solidário com um grupo terrorista? A sua cegueira ideológica é lamentável.

[info]guerrilheiro

September 7 2006, 17:31:59 UTC 5 years ago

Estou, como estão os militantes das FARC-EP, pela libertação de todos os presos. Se ler os mais recentes comunicados da organização ficará a percebe-lo. A cegueira de quem escreve comunicados em cadeia contra o PCP e as FARC-EP sem sequer perceber o contexto do que se está a tratar, sem se perceber sequer que o que está aqui em causa é um ataque primário ao PCP. As FARC-EP ou a revista "Resistência" vão à festa do avante! desde que me recordo e em momento algum houve esta chinfrineira toda em redor de tal presença. Que há este ano que não tenha havido nos outros? O desejo puro de lançar o pus anticomunista contra o PCP. Embora acredite que haja muita gente que tenha embarcado na história sem más intenções. Mas esses que leiam, que estudem, que percebam o contexto socio-político do que se passa na Colômbia antes de tomarem partido pelas mentiras criadas e veículadas pelo governo fascista colombiano a par da escola norte-americana de tortura.

Quem são para si os terroristas? Porquê? Porque não está solidário com todos os presos? Porque só falam na Ingrid Bettancourt como papagaios? Porque cedem à cegueira mediática que só sabe o nome dos importantes e se esquece de todos os outros? Porque não falam dos presos libertados unilateralmente pelas FARC? E da resposta nula do governo fascista de Uribe?

Basta! Por uma Colômbia livre, soberana e independente!
As FARC-EP lutam pela libertação de todos os presos!
Calem os papagaios fascistas!

[info]guerrilheiro

September 7 2006, 17:45:56 UTC 5 years ago

Ainda sobre a polémica criada em volta da presença das FARC-EP na Festa do Avante! um comentário importante:

"Gostaria de saber se, com o mesmo grau de alergia demonstrado pela "alegada" (como esta malta vê tanta televisão... afinal viram ou não viram o stand das FARC na Festa do Avante?) presença de guerrilheiros das FARC na Festa do Avante por parte destes guardiões do templo desta falsa democracia, gostaria pois de saber se essa mesma rapaziada (que - já se vê - são amplos defensores dos valores morais da mui culta e velha Dona Europa):
já andaram pelas ruas de Bogotá ou de Barranquilla ou de outra qualquer cidade colombiana? já repararam bem na quantidade de meninos sem-abrigo organizados em sub-sociedades paralelas? já pensaram que muitos deles resolveram aderir às FARC duma maneira heróica e consciente em vez de servirem de alimento à voracidade dum sistema que sem eles não sobrevive?
pois é: a Colômbia não é só García Marquez, Shakira e Juanes. Há também outra realidade, uma realidade bem mais suja que dita a vida de quem não escolhe viver nessas circunstâncias...
assim se passou em muitos países do Mundo, em que forças como as FARC (e que noutras épocas e latitudes se poderiam ler como MPLA, FRELIMO, FRETILIN e até MFA!!!) são facil e impunemente apodadas de terroristas...
é fácil julgar alguém que luta pelo direito à vida, ao pão e à dignidade... é mais fácil ainda quando não temos que nos prostituir diariamente, física e moralmente com os valores dum Estado em guerra como o é o colombiano...
lavem bem a boca quando falarem das FARC e deixem-se de armar em velhas gaiteiras histéricas sempre que a vossa querida Europa vos arrota o que lhe parece ser correcto. que tal concentrarem as vossas energias em algo útil tal como mobilizar essa vossa tia Europa para a necessidade de dignamente tratarem passageiros magrebinos ou colombianos que desembarcam aqui e que vêm dispostos a limpar a merda que vos suja as mãos? e que tal, apenas uma vez por outra quando o ócio vos permitir tal, denunciarem a presença na Europa de terroristas como Bush ou qualquer elemento do Governo israelita que - esses sim, contrariam impunemente moratórias e decisões das Nações Unidas - ?"

Carlos Clara Gomes
Viseu

Anonymous

September 8 2006, 00:25:51 UTC 5 years ago

Fascistas de Esquerda

Na verdade, voces comunistas, sao e' uns fachistas de esquerda sem vergonha na cara. Cresçam e apareçam! A URSS já acabou! O Bloco de Leste também. O Muro de Berlim já caiu. Se querem que o tempo volte para trás, vão mas é fazer uma visita ao Goulag ou emigrem para a Coreia do Norte, um paraíso na terra, claro. Fascistas!

[info]guerrilheiro

September 8 2006, 10:33:44 UTC 5 years ago

Re: Fascistas de Esquerda

Sim, somos uns mauzões e até comemos criancinhas ao pequeno-almoço. Concordo contigo, afinal, já caiu a URSS, o "Bloco de Leste" e o Muro de Berlim. Afinal, o capitalismo resolveu todos os problemas da humanidade. Já não há pobreza no mundo, as desigualdades sociais têm vindo a diminuir, a exploração laboral não aumentou, as guerras deixaram de existir e vivemos num mundo de paz. Viva o teu mundo, anónimo!

E agora, só cá para nós. Que tem a URSS, o "Bloco de Leste" e o Muro de Berlim a ver com as FARC-EP? Quando não se conhece a realidade do que se discute dispara-se em todas as direcções menos na certa. Discutamos as FARC-EP. Não tenha medo. Deite toda a sua raiva e ódio cá para fora.

Ai como é bom disparatar quando não se sabe do que se fala...

Anonymous

September 8 2006, 16:21:42 UTC 5 years ago

Re: Farc-ep

Mas afinal as farc-ep estiveram ou não na nossa festa.Ou só estiveram os membros da revista resistencia, porque eu estive a falar com a victoria foronda e não vi lá ninguem da colombia. ass.Paulitos setubal.

[info]guerrilheiro

September 9 2006, 18:00:09 UTC 5 years ago

Re: Farc-ep

Esteve a revista Resistência.

Anonymous

September 10 2006, 18:03:08 UTC 5 years ago

Agora aplaudimos meninos sem-abrigo que, heróica e conscientemente se juntam às FARC e pegam em armas? Quem faz isso, não dá lições a ninguém.

Anonymous

September 8 2006, 21:49:28 UTC 5 years ago

vê post em http://jangada-de-pedra.blogspot.com/2006/09/porqu-farc.html

[info]guerrilheiro

September 9 2006, 18:00:31 UTC 5 years ago

Boa, camarada.

[info]metalkronic

September 9 2006, 14:25:45 UTC 5 years ago

A FARC erra ao buscar um modelo anacrônico do socialismo. Eles precisam se renovar ideoloficamente e defender o cooperativismo e a democracia direta. De qualquer forma, os verdadeiros socialistas latinoamericanos apóiam a luta do proletariado colombiano.

[info]guerrilheiro

September 9 2006, 18:00:59 UTC 5 years ago

E já agora um socialismo sem Estado, não?

[info]metalkronic

September 11 2006, 19:05:50 UTC 5 years ago

Não. Há uma grande diferença entre a organização do modo de produção sob a forma de cooperativas e de ter uma forma de democracia direta como sistema de governo e o anarquismo. O Estado é necessário, mas ele não pode ser tudo. Produção, com excepção de áreas estratégicas, não é a função do Estado.

Anonymous

September 10 2006, 17:58:43 UTC 5 years ago

Qual vitória?
As FARC são alguma maioria na Colômbia?
Têm funcionamento democrático?
São algum veículo de paz e esperança? Oferecem serviços?
As FARC não são os Tamil não são a ETA não são o IRA.

Alvíssaras à rapariga que conseguiu meter a FRELIMO e quejandos no mesmo saco. Até que ponto podem os comunistas dobrar-se sobre os princípios democráticos e pacifistas? Não é justo com os discordantes que quem deseja a implantação do comunismo queira fazê-lo pela força. Nada foi aprendido com os crimes da URSS nem a Bielorrusia nem a China nem a Coreia do Norte. Nem sobre a resistência pacífica e a desobediência civil.

Não interessa nada invocar os crimes dos outros. Eu não mataria o Presidente Bush para acabar com a Guerra do Iraque. O discurso comunista hoje é exclusivista: são os únicos de esquerda, os únicos que trabalham, os únicos que detêm a Verdade e a Solução. Nada mais elitista..

[info]guerrilheiro

September 11 2006, 13:45:02 UTC 5 years ago

A vitória da liberdade sobre a da prisão de um mundo construido sobre o principio máximo do lucro acima de tudo. A vitória sobre o capitalismo.

As FARC-EP reúnem cerca de 20.000 guerrilheiros. Não são uma maioria, é certo, mas defendem a maioria. Defendem a classe operária e o campesinato, motores da sociedade colombiana, os intelectuais comprometidos com a libertação da humanidade, a juventude que vive na mais dificil das situações e os idosos que sonham com um fim de vida sem os sobressaltos que a pobreza cria.

Sim, têm funcionamento democrático. Como as verdadeiras organizações comunistas, organizam-se com base na participação democrática dos seus militantes. De outra forma não poderia ser da parte de quem pretende construir uma verdadeira sociedade democrática.

Pois não, as FARC não são os Tamil, não são a ETA e não são o IRA.

O rapaz que levantou o exemplo da FRELIMO trouxe ao presente acusações semelhantes no passado. Quando se pretendia acusar de terrorismo todas as organizações que trouxeram a liberdade a vários povos. Inclusive, o Partido Comunista Português, organização terrorista para o fascismo salazarento, implicada com os valores da liberdade e que deu o melhor de si para que se derrubasse a prisão nacional a que estivemos submetidos durante 48 anos (e que agora regressa sob outras formas mais encapotadas).

A implantação do comunismo pela força só se dá quando a reacção mostra os seus dentes e quer à força guardar para si o que é de todos. As revoluções socialistas deram-se com a força da maioria do povo contra uma minoria burguesa egoísta.

Os comunistas também não matariam o Salazar para acabar com a ditadura fascista. Dás exemplos errados, o que demonstra a tua falta de noção da realidade das organizações revolucionárias. A mudança deste ou daquele personagem não muda, só por si, o rumo das coisas. Um sistema muda-se com a força do povo e com destruição de todos os valores e forças que o sustentam.

Anonymous

September 11 2006, 16:34:07 UTC 5 years ago

Qualquer "vitória" sobre o capitalismo não é feita à força. A existir, deve tomar lugar nas urnas. Defender a maioria não é ter a maioria, para mais, a "maioria esmagada" que demagogicamente e repetidamente se esfrega na nossa cara. Se quiseres explicar a eleição de Uribe, estás à vontade. Lembro que os fundamentalistas também julgam falar em nome de uma nação islâmica silenciosa.

Quanto a perseguições ao PCP, ninguém lhe atribui a categoria de terrorista. Terroristas, sabemo-lo, foram as FP-25 ou a FLAMA. E essa é a única história de terrorismo contada.

O apoio às FARC é, nesta tua resposta, o mais indicado mal a escolher. Mesmo aceitando que -as duas- partes se assassinam e violam os direitos humanos. O procedimento do PCP é escolher, por afinidade, a parte cujos crimes serão mais sustentáveis à luz do marxismo leninismo. Se fossem democratas, apelariam à paz e à negociação, e não legitimariam acções criminosas. As revoluções sangrentas em nome de um novo regime só propiciam mais sangue pelas futuras revoluções dos outros.

A URSS e o bloco de leste caíram de podre.
E a Primavera de Praga e a revolução laranja da Ucrânia?

[info]rapazostra

September 10 2006, 19:53:52 UTC 5 years ago

Não sei desde quando e que a internet se tornou um bem de luxo ao qual o desgraçado do povo nao consegue aceder em detrimento dos burgueses e essa cambada toda, da ultima vez que verifiquei era mais facil (e inclusivamente gratuito) aceder a internet que a uma rede de transportes publicos.

De qualquer forma, EU acho inconcebivel/incompreensivel apoiar um movimento, tenha ele fins lucrativos, o objectivo de descobrir a cura para o cancro, trazer a paz ao mundo ou deitar um governo a baixo a partir do momento em que se estao a violar direitos humanos para o conseguir.

Pelos vistos tu (ou os comunistas, fico sem perceber) tens acesso a mais informação que o comum mortal. Diz-me, que solidariedade é essa que as FARC tem para o povo colombiano? Dar armas a crianças de 12 anos e obriga-las a combater? É solidario transformar as mulheres em putas? É solidário traficar droga?

Já agora tenho ainda duvidas sobre o "apoio/aprovação" que um povo dá a quem tem em seu poder (e à força) as suas crianças. Bem como de onde vem essa certeza, as FARC fizeram um referendo para saber quantas pessoas os apoiam? ou fizeram as contas de cabeça?

Tenho no entanto de reconhecer que são verdadeiramente comunistas nos ataques realmente, já que matam igualmente civis, morte para todos.

Tenho a certeza que achas que eu, coitado, acredito nas mentiras das campanhas de desinformação e como não sou do teu povo-eleito não sou capaz de ver a realidade.

Se achas que estou enganado, força, costumo agradecer a quem me ajuda a corrigir concepções erradas, mas tens de me dar argumentos, dizeres que quem não apoia as FARC é estúpido não é argumento, não é absolutamente nada excepto arrogante.

[info]guerrilheiro

September 11 2006, 13:52:43 UTC 5 years ago

Portugal é um dos países em que o acesso à internet é mais caro e ao qual é mais dificil de aceder. Mentes quando dizes que é mais dificil aceder-se aos transportes públicos.

As FARC-EP não violam quaisquer direitos humanos. Existe uma guerra civil, a qual para existir necessita de duas partes envolvidas. Logo, quando há uma guerra, há duas forças que se combatem. Nas FARC-EP combate-se de forma voluntária e entre os 15 e os 30 anos de idade. Ninguém transforma as mulheres em "putas", as mulheres no Exército do Povo têm os mesmos direitos e os mesmos deveres que os homens. Não existe a discriminação que se vive na sociedade capitalista. As FARC-EP não traficam nem produzem droga. A ideia de que as FARC-EP são uma narcoguerrilha surgiu através de uma alta patente militar norte-americana que procurava uma forma de denegrir o movimento guerrilheiro.

É falso que matem igualmente civis. A guerrilha luta contra o exército colombiano e contra os paramilitares. Os civis não fazem parte dos objectivos militares das FARC-EP.

[info]rapazostra

September 11 2006, 16:13:56 UTC 5 years ago

Meu amor, em todas as escolas e universidades é garantido o acesso sem qualquer custo aos alunos, adicionalmente e porque nem todos somos alunos ou professores, as bibliotecas, as camaras municipais e as juntas de freguesia por esse pais fora fornecem acesso absolutamente gratuito à internet.

Portanto se estamos em guerra civil caem as regras todas e não sei se torturar e matar aqueles que se recusam a colaborar com as FARC é o pico da não-discriminação.

Portanto, os homens podem voluntariar-se para matar pessoas e as mulheres podem voluntariar-se para serem putas.

O que leio, é que é a partir dos 12 que vão "buscar" voluntários, e mesmo que seja aos 15, continuo a considerar crianças, e muito menos considero voluntarios já que eles não vão certamente a uma secretária unir-se ao exército.

Come on, não podes ser ingénuo ao ponto de acreditar que não estão envolvidos em trafico de drogas. Além do mais, se não estão envolvidos em drogas, porque é que há uns anos eles próprios assumiram que tinham assassinado trabalhadores de uma quinta de coca que não estavam a ser "simpáticos" para eles?

Bem e se poe uma bomba num alvo militar e rebentam com a escola que está ao lado, mesmo sendo o alvo militar, não me parecem tão selectivos quanto isso.

Anonymous

September 13 2006, 17:26:45 UTC 5 years ago

Come on, não podes ser ingénuo ao ponto de acreditar que não estão envolvidos em trafico de drogas.

Ho mas that's just it. Pode. Alias, deve. ;)

.pedro

Anonymous

September 12 2006, 14:42:01 UTC 5 years ago

FARC-EP

Bom..não tenho o dom da oratória nem domino a escrita com mestria como alguns participantes deste blogue. No entanto, sou portador da sensibiliade que acho suficiente, para me permitir opinar sobre o significado das FARC-EP no actual contexto geopolítico. Não querendo sequer escutar num estado inebriante as minhas próprias palavras, sou da opinião que as FARC-EP dentro do actual contexto mundial de supremacia capitalista, um movimento que teve, e tem, um papel extraordinário no que toca à forma como conduz a sua luta com vista a uma colômbia democrática. A sua atitude e preserverança nos desígnios a que se propôs não se enquadram aqui, de ânimo leve, comparativamente a outros grupos similares da mesma forma. Existem há mais de 40 anos. Têm de facto o apoio dos mais simples cidadãos da Colômbia. Qualquer colombiano que sofre na carne o dia a dia de miséria e de exclusão não escapa à sua atracção. Porque será? Será que são todos doidos? O poder vigente da Colômbia com a sua "democracia" não terá melhor para dar ao povo? que ao invés, prefere aliar-se àqueles que são considerados pelas potências como terroristas? Mais uma vêz, deve estar tudo doido. Não. Por muito que vos custe aceitar eu vou aceitar uma afirmação, quase em tom de desafio, que foi feita por um presidente de uma dessas potências "amigas" da Colômbia, para explicar a adesão de cada vez mais gente às causas defendidas pelas FARC-EP. citando: "Quem não é por nós, é contra nós." Basta isto. Eu sou contra. Muitos são contra. Muitos mais serão contra. Contra a miséria imposta pelo capitalismo, pela ignorância, pela injustiça, pela corrupção, pela vaidade e egoismo dos mais poderosos, que, como seres humanos parecem acreditar que são diferentes. Que, do todo, a maior parte é deles por direito próprio, que o mundo é infinito, e como tal, que mal haverá em tomar para eles mais um quinhão. Milhões, dezenas de milhões, centenas ou até milhares de milhões de dólares nos bolsos de um só... que mal tem isso? O mundo é infinito... chega para todos! se fosse infinito...??? mas não é. O mundo é só a soma do contributo de todos. Isso é o mundo. Quando alguem acumula mais do que a sua parte muitos outros ficarâo privados dela. Eu sei que toda a gente tem consciência disto. Mas já não basta ter consciencia. É preciso ganhar uma alma nova, que nos transforme, que nos dê a verdadeira percepção da realidade em que vivemos, daí que os movimentos como as FARC-EP e todos aqueles, que motivados pela alavanca motora da mudança são como o ponto cardeal para a grande maioria dos deserdados do mundo. Bem hajam FARC-EP.

Anonymous

September 12 2006, 23:32:49 UTC 5 years ago

Avante, FARC

Em relação à questão das FARC na Festa do Avante, acho que devemos inverter a situação, passar da defesa ao ataque, aproveitar esta oportunidade para esclarecer o pessoal sobre a situação politica na Colômbia, sobre as FARC, o Partido Comunista Colombiano, a coca, os cocaleros e o narcotráfico, as intromissões imperiais e tudo o mais… e já agora também desse grande acontecimento que é a Festa do Avante.
Create an Account
Forgot your login or password?
Facebook Twitter More login options
English • Español • Deutsch • Русский…